
Dia 3 de setembro de 2023, mergulhamos nas riquezas da cultura judaica na Sinagoga do Porto, no Museu do Holocausto no Porto e no Museu Judaico.
Neste dia especial, unimos forças com os vários países da Europa para honrar a herança cultural e histórica do povo judeu. Juntos, estamos a construir pontes.
Nesse dia também marcamos um momento histórico e tocante na nossa cidade: a inauguração do Memorial às Vítimas Portuenses da Inquisição.
Este memorial representa um tributo àqueles que sofreram e resistiram em face da intolerância.
Que este monumento nos lembre sempre da importância de promover a tolerância e a diversidade, e que possamos aprender com os erros do passado para construir um futuro mais inclusivo e justo.
Foram oradores Sebastião Feyo de Azevedo, Presidente da Assembleia Municipal do Porto, Pedro Bacelar de Vasconcelos, Coordenador Nacional da Estratégia Europeia para a Promoção da Vida Judaica, e Michael Rothwell, diretor do Museu Judaico do Porto.
Também neste dia, no Museu do Holocausto no Porto, foi apresentado o livro “Portugueses na Lista Negra de Hitler” de Miriam Assor e apresentado pelo Professor César Santos Silva.
Neste livro a autora fala-nos de portugueses que morreram nos campos de extermínios criados pelo terror Nazi.
Segue o registo fotográfico deste dia magnífico, em que foi também possível almoçar no Restaurante Ibéria, restaurante esse na Rua do Campo Alegre e com certificação kosher.
Shalom Aleichem




























Deixe um comentário