From Portugal… Receita de Pastéis de nata

Já aqui falamos destes pastéis, tão tradicionais..Sabe-se que estes Pastéis foram criados em 1837 no Mosteiro dos Jerónimos. Hoje em dia são atração turística no nosso País.
Aqui no Porto eles fazem sempre as honras das pastelarias. É muito comum pedir um “café e nata”, e até fazem promoções do dito “café e nata”. 🙂
Optei pela massa folhada para fazer o “cestinho” onde leva o creme, mas quem se quiser aventurar fazer massa folhada à mãe esteja à vontade. Eu por aqui fui mais prática. Ficam deliciosos e são “caseiros”.
Para ficar o mais tradicional possível e se gostar, polvilhe com canela…que delícia!

Ingredientes

1 litro de leite Gordo
100 gr de Farinha de trigo
500gr de açucar
2 ovos
10 gemas de ovos
Massa Folhada (de compra)
Cascas de limão qb
Paus de Canela qb
Canela para polvilhar (facultativo)


Confeção


Num tacho deve colocar o leite, as cascas de limão e os paus de canela (não exagere nas cascas de limão para não ficar amargo). Deixe ferver, mas desligue logo o lume.
Entretanto, num recipiente, misture o açucar e a farinha. Deve acrescentar o leite (já sem as casas de limão e a canela) e mexa muito bem. Após deixar arrefecer um pouco, junte os ovos e as gemas e mexa bem.
Leve de novo ao lume até engrossar, mas não se esqueça que deve mexer sempre para não criar grumos. Se acontecer, passe o creme num passador.
Em relação à massa, deve enrolar e cortar rodelinhas aí de 2 dedos cada. Com a parte para cima de onde se vê o enrolado deve colocá-la no fundo das forminhas (as de alumínio são ótimas). Depois é só apertar com o dedo (dedos humedecidos) a massa e espalhar até às beirinhas da forma.
Deve despejar o creme nas formas até um pouco mais de meio e levar ao forno pré-aquecido a 240 graus. Devem ficar pelo menos 15 minutos, mas sabe quando estão prontas, pois ficam douradinhas.

Vai fazer esta iguaria? 🙂

Deixe um comentário