
Este pão é um doce…é muito bom! Mas sabe qual a sua origem?
A Babka é um pão que tem origem nas comunidades judaicas do leste da Europa (na Polónia mais precisamente) durante o século 19 e foi levada por imigrantes para os Estados Unidos.
Este pão doce é trançado e a textura é parecida com brioche. Para facilitar o recheio, coloquei nutella…fica muito bom!
Na receita a massa fica a levedar uma hora em temperatura ambiente, mas se quiser um resultado melhor, até porque para trançar é melhor a massa saída do frigorífico, pode fazer uma fermentação lenta, isto é, ela vai ao frigorífico durante pelo menos 6 horas. Se tiver tempo é o ideal.
Vamos fazer?
Ingredientes
300 gr de farinha de trigo
100 ml de leite gordo morno
100 gr de manteiga (em temperatura ambiente)
1 ovo
1 colher de chá de açucar
2 colheres de chá de fermento seco biológico
1 colher de café de sal
Recheio:
Nutella qb
Frutos secos picados (nozes, amêndoas, etc) qb
Canela qb
Xarope
100 gr de açucar
125 ml de água
1 colher sopa de mel
Confeção
Primeiro deverá fazer a esponja. Num recipiente deve misturar o leite morno com o fermento, o açucar e 4 colheres de farinha. Deve deixar a descansar aí uns 15 minutos. Vão aparecer umas bolhas na superfície. Está pronto.
Em outro recipiente misture a manteiga com o ovo, o sal e vá adicionando a farinha e por fim a esponja. Mexa aí uns 5 minutos.
Sove a massa por 15 minutos (esticar, enrolar…) acrescentando farinha se precisar (não muita).
Cubra o recipiente da massa com pelicula aderente e deixe a levedar por uma hora ou até dobrar de volume (eu meto dentro do forno desligado).
Numa superficie enfarinhada deve abrir a massa com o rolo e formar um retângulo. Deve barrar a massa com um acamada de nutella, uma camada de canela (pode adicionar açucar na canela) e por fim espalhar os frutos secos picados. Depois enrole a massa a começar pelas pontas longas. Vaui ficar com um rolo. Vai cortar o rolo com uma fala deixando juntas uma das pontas e trançar, unindo as outras pontas que estavam soltas. Não se preocupe se achar que não está bem, quando for a cozer ele arranja-se.
Numa forma de bolo inglês, forrada de papel vegetal colocar o trançado e deixar a descasar meia hora.
Ligue o forno a 200 graus eleve logo a babka ao forno sem estar pré-aquecido. Vai assar cerca de 30 a 40 minutos (vigie).
Faça a calda levando todos os ingredientes a ferver durante 5 minutos e deixe arrefecer.
Pincele a babka ao sair do forno com esta calda.
Deixe a babka arrefecer e delicie-se!
Já sabe cozinhe com muito carinho para a família e amigos.


Deixe um comentário