
Tiramisu é uma sobremesa clássica da culinária italiana. A base tradicional do tiramisu é feita com camadas de biscoitos embebidos em café e creme de queijo mascarpone. O queijo mascarpone é um tipo de queijo italiano cremoso, rico e suave, que adiciona uma textura luxuosa ao tiramisu. O creme de mascarpone é geralmente combinado com natas, açúcar e essência de baunilha, e cria uma camada cremosa e saborosa.
Os biscoitos tradicionais para esta sobremesa são os biscoitos champanhe, mas se não tiver faça como eu, usei o que tinha em casa e surgiu então esta variação deliciosa de Tiramisu de bolacha maria, usei também chocolate granulado para a cobertura (em vez de chocolate em pó). Eu prefiro esta versão. Vamos à receita?
Ingredientes
250g de queijo mascarpone
200ml de natas
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
200ml de café forte
1 pacote de bolacha maria
Chocolate granulado qb
Confeção
Em uma tigela grande, misture o queijo mascarpone, as natas, o açúcar e a essência de baunilha. Bata com uma batedeira até obter uma mistura cremosa e homogênea. Reserve.
Em um prato fundo, despeje o café forte e reserve.
Mergulhe rapidamente cada bolacha no café e coloque-as em uma travessa retangular. Acomode as bolachas lado a lado, cobrindo todo o fundo da travessa.
Espalhe metade do creme de mascarpone sobre as bolachas, alisando com uma colher ou espátula.
Repita o processo com uma segunda camada de bolachas embebidas no café e, em seguida, cubra com o restante do creme de mascarpone.
Cubra a travessa com plástico filme e leve ao frigorifico pelo menos 4 horas, ou de preferência durante a noite, para firmar e os sabores se misturarem.
Antes de servir, polvilhe o tiramisu com granulado de chocolate.
Bom Apetite!

Deixe um comentário