
Faz algum tempo que ansiava esta visita ao Monteen, um restaurante que abriu em novembro do ano passado, bem perto da Trindade no Porto.
Monteen tem cozinha mediterrânica, muito influenciada pelos sabores vindos de Israel e é de facto de Israel que vêm os idealizadores deste projeto. Um casal muito simpático que partiu de Telaviv para terras “Sefarditas”. Um sábado à noite e a ideia de ir tomar um café com a minha querida e mais recente amiga Pattie levou-nos a jantar neste restaurante.
A paixão pela história e cultura Judaica faz com que ao entrar neste local me sinta uma pessoa privilegiada por ter acesso aqui tão perto a este momento especial. Ver uma Hamsa (objeto com a aparência da palma da mão) na parede me arrepiou…não é de todo comum e por isso e por momentos me senti tão próxima do Médio oriente.
Ainda esperei algum tempo por Pattie e nesse tempo tive oportunidade de ser tão bem atendida por um colaborador Angolano que infelizmente não sei o nome, mas que notou o meu olhar triste e me perguntou se estava tudo bem…foi atento, amável e isso não se vê muito hoje em dia. De facto este restaurante tem um atendimento diferenciado.
Se eu disser que a língua que mais se ouve é inglês, podem até não acreditar, mas é verdade, incluindo a Shanny que fala inglês, mas entende muito bem o Português…
Pattie chegou e eu já tinha uma deliciosa entrada, “Focaccia Caseira, com emulsão de tomate”, mas não a tradicional Focaccia Italiana, esta era um pão chato, longo e estreito e posso dizer que era delicioso.
Aqui no Monteen temos a tarefa difícil de escolher o que comer, tudo parece tão delicioso, tão diferente…acabamos por pedir “Kebab a monteen”, basicamente tem carne de vaca, pão pita caseiro (laffa), amba (puré de manga), pickle de couve, pasta de sésamo (tahini) & salsa. Pedimos também “Pistachios Schnitzel”, um Scalope panado com batatas grelhadas, aioli de pimenta-caiena, sumo de limão. Amabas deliciosas, mas Kebab a Monteen foi o meu preferido.
Uma curiosidade interessante e nada habitual em Portugal é que eles nos trazem água em uma garrafa de vidro e esta água é oferta. Não me espanta esta atitude vindo de Israelitas, mas de facto no nosso País não é algo comum. Entretanto, trouxeram-nos (para degustar) a bebida mais deliciosa que eu já bebi na minha vida. Parece que adivinharam…não costumo gostar de bebidas frias e eles trouxeram uma sangria quente, é verdade…quente e também nada habitual no nosso País. Não gosto de bebidas alcoólicas, mas esta sangria é tão, mas tão boa, ainda parece que tenho o gosto da canela…
E sobremesa? Outra delícia, “Malabi, com água de rosas“, é simplesmente divinal.
Monteen é tudo de bom e a vontade de voltar é muita.
À saída, eu e Pattie falamos com Shanny que em inglês nos disse que adorava o Porto e as pessoas, e que a cidade era muito acolhedora.
Shanny and Guil, thank you for bringing the flavors of israel to Oporto. Good luck!
Monteen…see you again…;)
Pattie, obrigada pela excelente companhia 🙂










Largo do Dr. Tito Fontes, 147 (Porto). 22 099 3983. Qua-Qui 17.00-22.00. Sex-Sáb 12.30-16.00; 18.00-22.00. Dom 12.30-17.00.
Deixe um comentário