Pão Pita, o pão do Médio Oriente

Dispensa até apresentações, é um pão que abre e recheamos com o que queremos….muito típico no Médio oriente, é uma verdadeira delícia.

Vamos fazer? Não se assuste que não é assim tão difícil e se seguir os passos com precisão ele vai ficar excelente. O segredo é assar na frigideira com temperatura média/alta para ele inflar com o gás da fermentação.
Pita significa pão em Aramaico.

Ingredientes

500 gr farinha de trigo
300 ml de água
1,5 colher de chá de sal
1 colher de chá de açucar
7 gr de fermento biológico seco

Confeção

Comece por misturar os ingredientes secos muito bem e acrescentar a água morna. Deve levar a massa a uma bancada enfarinhada e sovar cerca de uns 10 a 15 minutos. Depois dobre a massa como se estivesse a dobrar uma peça de roupa algumas vezes. Fazer uma bola e levar a uma tigela untada com óleo, deve tapar com filme plástico e um pano de cozinha e levar a levedar até dobrar de tamanho (entre 1 a 2 horas).
Deve numa bancada enfarinha fazer um rolinho e cortar 10 pedaços iguais. Pegue em cada pedaço e dobre de modo a puxar os quatro cantos para dentro, de modo a formar uma bolsa de ar e enrole na mesa a bolinha. Deve tapar as bolinhas com um pano de cozinha e deixar por uma meia hora, vão crescer um pouco.
Faça discos com um rolo e colouq na frigideira anti-aderente em fogo médio/alto. Vá virando várias vezes, o pão vai inflar.
Quando estiveram prontas, cubra-as com um pano de cozinha. Estando frias meta dentro de uam saco de plástico ou então congele.

Agora é só rechear 🙂

Deixe um comentário