Cholent…entre o guisado e a feijoada

Nunca tinha ouvido falar? Resumidamente cholent é um guisado/feijoada tradicional da culinária judaica. Ele é cozido durante a noite por 12 horas ou mais e servido no almoço de Shabat (guarda do sábado pelos judeus). Como no shabat não se pode cozinhar nem acender fogo nos dias atuais usa-se muito a panela de cozimento lento (a slow cooker).
Esta receita é fantástica, com um sabor maravilhoso e se não tiver este tipo de panela, pode colocar no forno, no mínimo e deixar cozinhar por cerca de 12 horas.
A minha panela é da Silvercrest e eu coloquei no médio cerca de 12 horas.
Ficou delicioso…e mais, não tem de se preocupar muitos com os ingredientes, basicamente é o que normalmente tem em casa.

Ingredientes

1 fio de Azeite
1 Cebola
3 batatas
1 pedaço de Carne de Vaca
1 Osso com tutano
Vários tipos de feijão (Preto, vermelho, manteiga, frade, cevada, grão-de-bico) qb
3 Ovos
Colorau qb
Mel qb
Polpa de Tomate qb
Pasta de alho qb
Pimenta qb
Sal qb

Confeção
No dia anterior coloque os feijões de molho com uma colher de bicarbonato de sódio. No dia seguinte e quando preparar o cholent na sua panela, deve deitar um fio de azeite, as cebolas em gomos, as batatas inteiras, o pedaço de carne inteiro e o osso. Depois espalhe os feijões. Tenha em atenção a cevada, só mesmo cerca de 1 colher de sopa, pois ela absorve muito água. Por cima coloque os temperos e os ovos. Regue com água, mas não exagere. Deixe cozinhar até ao dia seguinte.
Sirva com os ovos cozidos partidos a meio e espalhe salsa ou coentros. Também pode acompanhar com arroz branco e….delicie-se!

Vai experimentar? 🙂

Deixe um comentário