Pão Ázimo, fácil e muito rápido….saiba a história deste pão

Hoje trago-vos esta receita de pão ázimo, asmo ou matzá, aquele pão sem fermento, que não se sova, não fermenta e por isso se faz muito rapidamente. No entanto e se me permitem eu não gostaria de vos dar a receita sem vos falar do contexto histórico-religioso deste pão. Para quem não sabe este é o pão que os povo Judeu faz e come na Páscoa (ou pessach em hebraico). Segundo a tradição Judaica este pão nem sequer pode fazer uma fermentação natural, a explicação está nos textos bíblicos do antigo testamento e remonta a Deuteronómio 16:03 “Nela não o comerás levedado; sete dias nela comerás pães ázimos, pão de aflição, para que te lembres do dia da tua saída da terra do Egito, todos os dias da tua vida”. Assim, este pão é sem fermento, porque quando os judeus estavam a sair do Egito, libertos da escravidão, eles tiveram de sair o mais rápido possível e sendo assim não havia tempo suficiente para o pão fermentar e crescer.
Quando se adiciona farinha de trigo à agua vai começar um processo natural de fermentação depois de 18 minutos, sendo assim os Judeus que cumprem a tradição fazem este pão o mais rápido possível, portanto até 18 minutos.
Este pão também é usado na Santa Ceia dos Cristãos, já que precisamos entender que Jesus e seus discípulos eram Judeus e por isso festejavam a Páscoa Judaica, daí o pão que comeram na última Ceia ser ázimo.
Vou aqui dar-vos a receita deste pão como eu faço, tenham em atenção de que consoante o gosto o podemos fazer de maneira ligeiramente diferente, então:
– Eu uso sal e uma colher de azeite (podem não colocar);
– Eu deixo os discos não muito finos, porque não gosto deste pão estaladiço;
– É costume fazer furinhos nos discos antes de assar, eu não o faço;
– Este pão pode ser feito no forno naqueles discos de pedra para fazer as pizzas ou em assadeira caso não tenha, eu pessoalmente faço na frigideira;
– Eu uso farinha de trigo branca, mas se quiserem uma receita mais aproximada com a dos tempos bíblicos deve fazer com farinha integral, pois será uma farinha mais aproximada com aquela existente na altura. Eu já fiz e não gostei;
– Quando acabo de fazer um disco coloco logo entre panos de cozinha para o pão ficar mole, pois eu gosto mais assim;
– Eu cumpro os 18 minutos, mas obvio que não precisam cumprir se não quiserem.

Por isso….experimente e depois faça da maneira que gostar mais!

Ingredientes

1 Chávena de farinha de trigo
1/3 de chávena de água à temperatura ambiente
1/2 colher de café de sal
1 colher de azeite

Confeção

Coloque a farinha num recipiente e vá acrescentando os outros ingredientes aos poucos e mexendo sempre. Pegar na massa colocar na mesa ou tábua enfarinhada e amassar bem, pode acrescentar mais farinha caso necessário, pois ela tem de desgrudar das mãos. Faça um rolinho e corte em 5 pedaços e faça umas bolinhas.
Abra as bolinhas com um rolo de cozinha e faça discos da espessura que quiser e tamanho que quiser.


Numa frigideira anti aderente bem quente e sem nenhum tipo de gordura colocar os discos e deixar cozer de um lado e de outro, quando ficar com uma cor dourada está pronto.

Este pão é excelente com manteiga simples, ou de ervas, azeite com ervas, hummus, compota, o que quiser….

Bom Apetite e fique em casa!

#fiqueemcasa

Foto por cottonbro em Pexels.com



Deixe um comentário