Pavlova de coulis de frutos vermelhos…um requinte de sobremesa e deliciosa

Esta foi a terceira pavlova e sem dúvida a melhor, a segunda já tinha corrido bem, mas esta ficou divinal. Afinal o que pode correr mal numa pavlova? No meu caso foi o tempo no forno, as receitas por norma falam em ficar no forno cerca de 1 hora, há até quem deixe uma hora e meia, mas claro que os fornos são diferentes, e aí estava o meu erro, a pavlova queimava com tanto tempo dentro do forno. Mas descobri o meu tempo ideal, adaptado ao meu forno.

Há algo que eu aconselho vivamente, mesmo tendo um forno com temperatura comprem um termómetro daqueles que se colocam dentro do forno, são muito fiáveis.

Mas eu não podia deixar de comentar neste post sobre as origens desta sobremesa que parece fácil e é, mas tem segredos.

Segundo Wikipédia ” A pavlova é uma sobremesa em forma de bolo e a base de merengue cujo nome é uma homenagem à bailarina russa Anna Pavlova. É crocante por fora e macio por dentro, sendo por vezes decorado com frutos em cima. A sobremesa foi inventada depois de uma viagem de Pavlova à Austrália e Nova Zelândia e estes reivindicam a invenção da iguaria, o que é fonte de conflito de opiniões entre os dois países. É uma sobremesa muito popular e tem uma grande importância na gastronomia dos dois países da Oceania, sendo muitas vezes servido em festas tradicionais como o Natal.”.

Ingredientes

4 claras de ovo
250 gr de açucar
1 colher de sopa de farinha maizena
1 colher de chá de vinagre
Para o chantily:
200 ml de natas
2 colheres de sopa de açucar
Para o coulis de Frutos vermelhos:
3 colheres de açucar
300 gr de frutos vermelhos congelados
Framboesas e uvas qb

Confeção

Bater as claras em castelo, quando as claras ficarem com alguma espuma e consistência ir adicionando lentamente o açucar, batendo sempre. Bata bem e no fim adicionar a farinha maizena peneirada e a colher de vinagre, mexer bem para misturar.
Num tabuleiro de ir ao forno desenhar um circulo do tamanho desejado numa folha de papel vegetal que ira usar para forrar. Colocar o merengue dentro desse circulo tentando deixa-lo de forna redonda e com uma cavidade no meio para o recheio.
Levar ao forno pré-aquecido a 150 graus e deixar por 15 minutos, após este tempo reduzir para 100 graus e deixar mais 15 minutos. Desligue o forno e deixe arrefecer lá dentro.
Para o recheio faça um chantily batendo as natas com o açucar.
Para fazer o coulis de frutos vermelhos deve levar um tacho ao lume com a fruta congelada e 3 colheres de açucar. deixe ferver cerca de uns 3 minutos. A diferença entre uma compota e um coulis é que o coulis mantêm o sabor da fruta fresca, usando-me muito pouco açucar, é pois uma espécie de um molho que tem imensas utilidades.


Deixar arrefecer o coulis e depois começar a rechear. Coloque o chentily e por cima o coulis e a fruta fresca.

Bom Apetite e um excelente 2021!

Já sabem cozinhem com muito carinho para a família e amigos.

Foto por Karolina Grabowska em Pexels.com

Deixe um comentário