Vem aí o fim-de-semana! Vamos fazer éclairs?
Não é rápido fazer éclairs…são alguns passos…mas vale a pena!
O meu filho adora éclairs e para satisfazer a sua vontade…pus mãos à obra e fiz! Algumas pesquisas e fiquei apta a tentar fazer esta maravilha da confeitaria Francesa! Não é difícil acertar na massa, mas é preciso ter atenção a alguns pormenores!
O nome éclair deriva da palavra “relâmpago”, em Francês! É um doce com formato longo, feito com massa pâte à choux, a mesma com que se faz os profiteroles. Pode ter vários recheios, eu aqui na receita faço com creme de pasteleiro e com cobertura crocante de chocolate, mas as variações são imensas.
Esta massa levemente ressecada, teve sua origem no século XVI em França, mas foi só no século XVIII que passou a ser conhecida como pâte à choux.
Antonin Carême aperfeiçoou a receita e criou o profiteroles na segunda metade do século XIX.
Mas atenção que esta história é como todas as outras, controversa…é que diz-se também que esta massa tem origem italiana. Foi levada para França pela Rainha Caterina de Médice e foi depois aperfeiçoada por Antonie Caréme, que depois dos profiteroles deu um novo formato à massa e nasceu assim o éclair.
Mas vamos à receita! Basicamente é feita em 3 etapas: Fazer a massa Patê à Choux, fazer o creme de confeiteiro e a cobertura de chocolate.
1º Passo: Massa Patê choux
Ingredientes
250 ml de água
140 gr de farinha
110 gr de manteiga
5 ovos
1 pitada de sal
1 pitada de açucar
Confeção
Numa panela coloque a água, a manteiga, o sal e o açucar.
Quando começar a ferver adicione a farinha e mexa bem, durante cerca de um minuto. a massa está pronta para tirar quando se descolar do fundo da panela.
Retirar a massa para um recipientes e mexer bem para ela arrefecer. Quando estiver no ponto de morna a fria já pode acrescentar os ovos, um a um e mexer. Ao juntar o vos vai parecer esquisito mas continue a mexer. A massa vai estar pronta, quando ao passar o dedo nela, se abrir uma estrada que vai fechando devagarinho.
A massa deve ser colocada num saco de confeiteiro com um bico largo e num tabuleiro de ir ao forno e forrado com papel vegetal modele os éclairs, isto é, faça uma linha reta, se quiser éclaris largos formate a linha devagarinho para ela ir engrossando, caso contrário faça a linha rápido. Em todo o caso eles vão crescer não se preocupe, por isso deve deixar espaço entre eles.
Levar ao forno pré-aquecido a 200 graus durante cerca de 40 minutos, mas vigie a partir de meia hora sem abrir o forno. Quando achar que estão desligue o forno mas deixe-os lá dentro um pouco para secarem mais. Eles vão estar prontos quando estiverem com uma cor dourada, e muito leves e ocos.
Retire-os e deixe arrefecer.





2º Passo – Fazer o creme de pasteleiro
Ingredientes
500 ml Leite
6 gemas de Ovo
200 gr Açúcar
80 gr Farinha Maizena
1 pacote de natas
1/2 colher de chá de extracto de baunilha
Confeção
Misture as gemas de ovo com o açucar, um pouco de leite e a farinha.
Leve ao fogo o restante leite misturado com as natas. Quando estiver quente mas não a ferver, coloque um pouco na mistura das gemas e mexa, depois mais um bocadinho até que passa toda a mistura das gemas para o leite com as natas quentes e leve ao fogo até engrossar, mexendo sempre. Retire do lume e continue a mexer mais um pouco.
Leve ao frigorífico para arrefecer tapado com película aderente para não ganhar a “capinha” dura.




3º Passo – Rechear os éclairs
Quando os éclairs estiverem frios e o creme de pasteleiro também deverá colocar o creme dentro de um saco de pasteleiro com um bico fino. Faça um furo de lado (há sempre hipóteses pois eles racham um pouco dos lados) e recheie o áclair.
4º Passo – Cobertura de chocolate
Ingredientes
200gr de chocolate com 70% de cacau no mínimo.
1 colher de açucar
1 colher de manteiga
Confeção
Levar a banho-maria e quando estiver pronto, mergulhar a parte de cima dos éclairs.
Deixar endurecer e estão prontíssimos!
As combinações de recheio e cobertura são imensas! Pode rechear com chamtily e morangos, pode polvilhar com açucar em pó por cima…o que quiser e gostar mais!



E já sabe, cozinhe com muito carinho para a família e amigos!


Deixe um comentário