Cozinhar com os restos de comida que sobra de outras refeições pode tornar-se num verdadeira vicio! Eu pelo menos acho deslumbrante como podemos economizar tanto na cozinha e não o fazemos! Muitas vezes não é que a gente não queira, faltam ideias para saber o que fazer com isto ou aquilo, e assim acabamos por deitar ao lixo aquilo que ainda poderíamos ter aproveitado!
Sou completamente a favor de aproveitar os restos, além de reduzir o desperdício alimentar, podemos poupar tempo e dinheiro.
Ao pensar em começar a entrar nesta onda, porque não fazer um hambúrguer?
O hambúrguer é algo bem versátil, é só ver os tipos de hambúrgueres que aparecem no mercado, as variações são inúmeras: hambúrgueres de carne, de peixe, vegano…
Então a ideia aqui é fazer hambúrguer com o que temos no frigorífico, grelhar, colocar em pão de hambúrguer com mais alguns ingredientes e já está…uma refeição deliciosa e barata!
Vou aqui colocar a receita do meu hambúrguer, bem original por sinal…porque usei os restos que eu tinha. Vocês só têm de abrir o frigorífico e dar asas à imaginação!
Para incrementar esta receita e torná-la ainda mais deliciosa fiz cebola caramelizada…uma delicia!
As quantidades não coloco, é a olho e é consoante o que temos e do modo como gostamos.
Ingredientes:
Pão de hambúrguer
Rodelas de tomate
Fatias de queijo
Cebola
Azeite
Açucar mascavo
Restos de :
Feijão
Talos de alface
Salsicha Brasileira
Especiarias a gosto: usei pimentão, cominhos e pimenta rosa
Confeção:
1 – Primeiro de tudo pode preparar a cebola caramelizada, processo que leva algum tempo e é explicado neste post. É só seguir os passos da parte onde faço a cebola.



2- Deve triturar todos os ingredientes do hambúrguer mais as especiarias que quiser e moldar a pasta que se forma em formato de hambúrguer, poderá parecer que fica com um efeito meio “escangalhado”, mas isso até lhe dar um ar mais artesanal 🙂




3 – Grelhar o hambúrguer em ambos os lados.
4- Fazer a montagem: colocar o hambúrguer, com uma fatia de queijo por cima, uma rodela de tomate e por fim a cebola caramelizada e tapar com a parte de cima do pão.




Não há palavras…tem mesmo de fazer…não custa nada ou quase nada 🙂
Já sabe, cozinhe com muito carinho para amigos e família!


Deixe um comentário