Já algum tempo tencionava fazer este risoto, depois do sucesso do meu risoto de cogumelos shitake, que podem ver a receita aqui , fiquei com vontade de experimentar mais. O salmão fumado foi a receita que se segue e acreditem é delicioso! Não gosto de salmão fumado, assim tal qual ele é, mas no risoto fica excelente, porque acaba por cozinhar um pouco e não tem aquele ar e sabor “cru”. Fica um risoto com o sabor do salmão acrescido do sabor fumado.
A maneira de o fazer é exatamente a mesma do outro risoto de cogumelos, por isso é muito fácil. Aqui a única coisa mais “aborrecida” é que durante os 20 a 30 minutos de confeção não podem largar a panela.
Por se tratar de salmão fumado, talvez tenham a ideia de que é uma refeição cara, não vou dizer que o salmão fumado é barato, mas com uma fatia de salmão conseguem fazer uma panelinha de risoto para 3 pessoas. Foi o que eu fiz. E acreditem que esta refeição ficou por menos de 5€. Excelente não?
Vamos a isso?
Ingredientes:
1 chávena de arroz arbóreo
1/2 cebola
1/2 chávena de vinho branco
1 litro de caldo de vegetais caseiro (ver Aqui a receita caseira ou um cubo de caldo comprado)
1 fatia de salmão fumado
Azeite q.b
1 colher de sopa de manteiga
1 mão cheia de queijo parmesão
1/2 limão
Confeção
Num tacho, refogue a cebola picada com azeite até ficar transparente Adicione o arroz e deixe fritar por alguns segundos, mexendo sempre.
Acrescente o vinho e continue a mexer até evaporar.
Continue a adicionar o caldo sempre que ele evaporar, mexendo sempre.

Quando achar que o arroz está cozido (nem muito desfeito, nem cru por dentro) coloque a fatia de salmão fumado partida aos bocadinhos lá para dentro e mexa. Coloque também o sumo de limão, a manteiga e o queijo parmesão. Mexa muito bem e desligue.


Retire do lume, polvilhe com salsa picada e sirva.

Delicioso!
Já sabem, cozinhem com muito carinho para a família e amigos!


Deixe um comentário