Já algum tempo que desejava fazer piadina, mas sovar massa era coisa que me assustava um pouco, mas afinal é muito fácil fazer piadinas, é só seguir corretamente estes passos e vos garanto que vão comer uma excelente piadina, bem tradicional e muito próxima da verdadeira piadina de Itália!
A piadina é um pão típico italiano, é feito com ingredientes muito básicos, a Piadina Romagnola é original da Emilia Romagna, região nordeste da Itália.
A piadina é muito boa morna, depois de ser preparada. Depois de fria, a piadina endurece e fica crocante. Para que volte a ficar macia, basta aquecê-la na própria frigideira. E se quiser congelar é só cozinhar pela metade do tempo e meter no congelador, quando a for consumir é só voltar à frigideira para acabar de cozinhar.
Esta receita não é feita com azeite, mas sim com banha de porco, o que a aproxima mais da receita original.
Ingredientes (6 piadinas)
500gr de farinha
125 gr de banha de porco
8 gr de fermento em pó
15 gr de açucar
1 colher de sopa de mel
100 ml de leite
100 ml de água
Uma pitada de sal
Confeção
1 – Coloque numa taça de vidro grande a farinha e faça um buraco no meio onde vai colocar a banha de porco. À volta coloque o fermento junto com o açucar (lembre-se sempre disto: o fermento gosta de açucar e não gosta de sal). Comece a misturar tudo, assim a seco. Depois de misturar bem coloque os líquidos e os restantes ingredientes. Guarde o sal para último. Misture bem e coloque de seguida a massa numa tábua de madeira com farinha e sove 10 minutos. A massa tem de ficar elástica. De seguida coloque outra vez na taça de vidro e deixe descansar meia hora tapada com película de filme.



2 – Divida a massa em 6 partes iguais e abra cada parte de massa com o rolo formando um círculo com a espessura de uns 2 cm. O circulo nunca vai ficar perfeito, mas é normal e não se preocupe, dá-lhe um ar artesanal!


3 – Coloque a massa em uma frigideira larga (sem gordura), com o fogo alto, enquanto a piadina cozinha na sua superfície formam-se pequenas bolhas, estas devem ser esmagadas com a ponta de um garfo. Virar a massa para ficar cozinhada dos dois lados.


Sirva a piadina como pão, é deliciosa!


A piadina também se serve recheada, existem os recheios clássicos e os inventados por cada um de nós!
Já sabem, cozinhem muito e com muito carinho para os amigos e para a família!


Deixe um comentário